O que você sabe sobre a Artrite Reumatoide?

Talvez você já tenha ouvido falar da Artrite Reumatoide por aí…

Afinal de contas, ela atinge milhares de pessoas no mundo todo. E apenas para você ter uma ideia, ela acomete cerca de 150 mil pessoas todos os anos só aqui no Brasil!

O aparecimento desta doença autoimune é muito mais comum durante a meia idade. Porém, pessoas a partir dos 30 anos também são consideradas grupo de risco.

Além disso, segundo algumas pesquisas revelaram, as mulheres são 2x mais atingidas do que os homens, sendo então as maiores vítimas da artrite reumatoide.

Como você pode perceber, a artrite é um assunto sério e que precisa da nossa atenção!

Portanto, o que você sabe sobre ela?

Artrite Reumatoide: que doença é essa?

A artrite reumatoide é um tipo de doença reumática, uma doença inflamatória, crônica e autoimune. Ela causa dores e inchaços e atinge especialmente as articulações, que passam a se apresentar inchadas, avermelhadas e quentes.

De uma maneira geral, todas as articulações podem ser afetadas. Porém, as partes do corpo mais suscetíveis são especialmente ombros, joelhos, tornozelos, pés e mãos. Em alguns casos mais graves, ela ela pode atingir até mesmo alguns órgãos internos.

Por ser uma doença que afeta as articulações, ela pode ser confundida com outras doenças, como a lúpus, a gota e a febre reumática.

Porém, algo que diferencia a artrite reumatoide de outras doenças é a forma da inflamação articular. Para isso, é preciso entender a função da membrana sinovial, que reveste e produz líquido sinovial.

Ambos são extremamente importantes para a proteção das articulações, porque lubrificam e ajudam a diminuir o atrito entre os ossos. No caso da artrite, ocorre a inflamação desta membrana, que acaba prejudicando a absorção do líquido sinovial.

E quando o líquido deixa de ser absorvido, ele acaba se acumulando nas articulações, gerando um quadro de dor, que se caracteriza como Artrite Reumatoide.

E existe cura?

Infelizmente ainda não foi descoberta a cura para a artrite reumatoide…

Na verdade, os cientistas ainda não sabem exatamente o gatilho que aciona a doença. Porém, acredita-se que possa ter origem em uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

O que se sabe até agora é que uma vida e alimentação saudáveis podem retardar seu surgimento. Porém, a partir do momento que a doença já está instalada, um diagnóstico precoce é capaz de impedir o avanço da doença.

A partir do diagnóstico da doença, o reumatologista poderá prescrever o melhor tratamento. Alguns dos tratamentos podem incluir fisioterapia, corticoides ou mesmo a cirurgia em casos mais graves.

Também vale lembrar que, embora ainda não exista cura, existem alguns tratamentos que visam diminuir os sintomas e impedir a evolução do quadro de dor.

Clique aqui e descubra um tratamento natural para a artrite reumatoide!

Se você achou este artigo útil, curta e compartilhe com quem você acha que precisa!

Grande abraço da equipe Bem de Saúde!

O post O que você sabe sobre a Artrite Reumatoide? apareceu primeiro em Bem de Saúde.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *